Mulher autêntica: corajosa o suficiente para ser ela mesma

Mulher autêntica: corajosa o suficiente para ser ela mesma

O que difere uma mulher autêntica das demais? A autenticidade é descoberta quando ela reconhece sua personalidade, transparecendo verdadeiramente a sua essência sem temer opiniões adversas.

 

Oi amadas, tudo bem?

Um assunto bastante relevante merece ser pauta por aqui, certo? Exatamente por este motivo quero expor alguns pontos cruciais que nos levam a reconhecer de fato a autenticidade que existe ou não em nós. Acredito que grande parte dela vamos adquirindo com o tempo, com as situações vividas, com o nosso autoconhecimento e em especial, com a maturidade. Uma das muitas definições da palavra autenticidade é: “aquilo que é verdadeiro”. A mulher que opera com a verdade ao agir, ao expressar suas opiniões e sentimentos sem temer represália. Toda mulher carrega com si a autenticidade, porém, nem todas a usa como deveria. Vejo como um despertar da nossa essência, uma habilidade que existe dentro de nós na qual devemos colocar pra fora.

 

O que autenticidade?

Muitas desejam encontrar a autenticidade, mas acredito que nem todas saibam o seu verdadeiro significado. A autenticidade, nada mais é do que a natureza daquilo que é genuíno e real. Consiste na certeza de veracidade e/ou originalidade do que quer que seja. 

Vamos destacar alguns atributos que nos permitem reconhecer a autenticidade de uma mulher:

 

Busca se autoconhecer

Acredito que o autoconhecimento seja um dos principais pilares para se conectar com a autenticidade. É de suma importância se conhecer, sem máscaras, para assim saber o que é necessário filtrar e o que é imprescindível absorver. É preciso ser honesta e paciente em reconhecer e lidar com as nossas vulnerabilidades. Abraçar nossas imperfeições com amor e assimilar novas visões de si e do mundo sem ter que esconder nossos defeitos debaixo do tapete.

 

Dispensa aprovação

A mulher autêntica não sente a necessidade de ter que provar as pessoas quem ela é. Alguém que esta sempre em busca de aceitação, age de maneira contrária aos seus princípios simplesmente pelo fato de “ter” que se enquadrar ao que sociedade espera de nós. Muitas das vezes de maneira adversa e incoerente apenas pelo desejo de se sentir aceita. Quando nos libertamos desta “aprovação alheia”, tiramos as algemas que acorrentavam a nossa verdadeira essência.

 

Não é influenciável

Raramente uma mulher que carrega com si autenticidade será influenciada, eu disse “raramente”. Nem toda influência é negativa, pelo contrário. A mulher autêntica sabe exatamente o momento ideal para refletir sobre algo que pode lhe favorecer e a torná-la melhor. Entretanto, de forma geral, ela é fiel ao seu posicionamento, refletindo originalidade em suas escolhas.

 

Assume o comando

Ser autêntica também está diretamente ligado ao fato de tomarmos “as rédeas” da nossa vida. É fazer escolhas e arcar com as consequências. É agir de acordo com a nossa verdade e com nosso caráter, sabendo que nem sempre os resultados disso serão agradáveis, mas ainda assim, decide não abrir mão de ser coerente com seus valores. Ser autêntica nos exige saber se impor, dizer respeitosamente o que precisa ser dito e assumir as responsabilidade das nossas decisões.

 

Livre de julgamentos 

Quem nunca temeu uma retaliação? Obviamente todas nós já nos sentimos vulneráveis em algum momento da vida. Porém, quando reforçamos nossa autenticidade, criamos coragem de nos portar de acordo com a nossa verdade interior, sem temer os “achismos” ou o “pré-conceito” alheio, que nada mais é do que projeções no outro atreladas as suas frustrações. Não é algo simples, mas quando encontramos o caminho, não queremos mais voltar.

 

Autoconfiante

Estar em equilíbrio requer cuidados especiais que vão a saúde do corpo à mente. É um conjunto de hábitos que engloba atividade física, boa alimentação, relacionamentos saudáveis e crescimento pessoal/espiritual. Nada vem sem esforço, sem mudança, tudo requer abdicação (seja de pessoas, lugares ou coisas). E, possuir mais bem-estar físico e inteligência emocional nos permite ter ainda mais autoconfiança. Agir com autenticidade lhe conduz naturalmente para a autoconfiança.

 

Decisões assertivas

Ter clareza e se basear nas próprias referências é um atributo que toda mulher autêntica tem. Se ela não gosta de algo ou reconhece o lado negativo de alguma situação, ela simplesmente anula de sua vida. Ela faz escolhas com mais precisão, com mais facilidade, de acordo com as suas expectativas, simplesmente por saber quem é e onde/com quem deseja estar. Uma mulher autêntica não se deixa levar por nada externo, o que a sociedade ou até mesmo a própria família prega, só será relevante se for para o seu crescimento e aprendizado.

 

Fiel aos princípios

Agir com a verdade faz com que jamais negociemos os nossos princípios. Em um mundo onde todos tendem a entrar em “modinhas”, prefira honrar com a sua autenticidade, com os seus valores e princípios. Não é porque convém a todos que nos será útil. Uma mulher autêntica não faz o que a maioria faz, ela age de acordo com o que acredita de verdade.

 

Não fere pessoas

Ser autêntica não te dá o direito de falar ou agir como bem entende, sem medir as consequências. Existe uma linha tênue entre se expressar com sinceridade e se expressar com verdade sem ferir as pessoas com opiniões adversas a nossa. Precisamos ter cuidado com a autenticidade da nossa franqueza e saber que sim, nem todo mundo precisar agir ou pensar como nós, a nossa verdade não necessariamente será absoluta, e está tudo bem. Grosseria e arrogância são injustificáveis e não fazem parte de atitudes de uma mulher autêntica.

 

Só conseguimos evitar conflitos internos a partir do momento que agimos com transparência em todos os âmbitos da nossa vida. É libertador encontrarmos a autenticidade, evitamos frustrações e angústias por sermos quem realmente somos. Importante frisar que a mulher autêntica sabe o momento que deve agir conforme as “normais sociais”, mas não se deixa dominar por elas. Querer ser uma autêntica é pagar o preço diariamente!!

 

Ser autêntica te torna única, e impede que você viva uma vida incoerente. Seja você mesmo; todos os outros já existem!”original: “Be yourself; everyone else is already taken.”

 

O que acham de um artigo sobre autenticidade ao vestir? Deixe nos comentários.

 

Leia também:

Com que roupa eu vou? 5 dicas eficientes para não errar no look

Como passar a imagem de mulher arrumada

Com amor, Júlia.

Júlia