Como encontrar o blazer perfeito para você
Para facilitar a sua escolha e garantir uma boa compra, fiz um guia com 6 passos para você encontrar um blazer com todos os atributos necessários para ser impecável
Oi amadas, tudo bem ?
Hoje vamos falar de uma peça indispensável no closet de qualquer pessoa, independente do tipo físico e estilo, toda mulher deve ter pelo menos um blazer. Uma peça criada na Inglaterra por volta de 1837 como item exclusivo para homens fazia parte da vestimenta da nobreza e assim tornou-se um item que traz sofisticação e elegância ao visual. O blazer é extremamente versátil, podendo ser usado de diferentes maneiras, desde a formalidade até uma proposta mais descontraída com jeans. Então se você pretende investir em um blazer perfeito, atente-se as estas dicas:
Qualidade do tecido
Tecido bastante usado em alfaiataria é o poliéster com viscose, bem como a lã acrílica (bastante utilizada no Brasil), priorizem os mais encorpados. A estrutura mais firme determinará se o blazer será ou não alinhado, fuja dos tecidos maleáveis e opte pelos mais firmes. O tecido certo é indispensável para garantir o bom caimento do seu blazer.
Medidas das ombreiras
Muita atenção com a medida das ombreiras, o ideal é que eles estejam alinhadas em seu ombro, nem maior, nem menor. Apesar de que estamos na era do oversized, no entanto, pra quem gosta, escolha um blazer ligeiramente maior. De maneira geral, escolha um blazer do seu tamanho. Caso seus ombros sejam largos (tipo físico triângulo invertido), evite ombreiras muito acentuadas e lapelas grandes.
Acabamentos e costuras
Atentar-se aos acabamentos é um cuidado que devemos ter na escolha de qualquer peça que venhamos comprar, não se limita apenas ao blazer. Porém, ao escolhermos uma alfaiataria, é imprescindível que levemos em consideração todos os acabamentos, desde o botão, linha, corte, até o forro. Nem pensar em escolher um blazer com costuras tortas, repuxadas e mal acabadas.
Conforto
De nada adiantar encontrar um blazer lindo, porém desconfortável. Independente do modelo que você escolher, não abra mão do conforto, ele deve ser confortável o suficiente para que você se movimente, em especial os braços. Para ter certeza do tamanho ideal, experimente-o estique e levante os braços, faça movimentos naturais, como de costume. Caso os seus movimentos fiquem limitados, o blazer não serve para você. Outra dica ao experimentar é verificar como ele fica ao abotoar, a peça não deve formar um x apertado.
Corte e comprimento
Um dos atributos da alfaiataria é parecer que ela foi feita sob medida para você, e com o blazer não será diferente. Ele precisa encaixar ao seu corpo. Deem atenção ao comprimento, existem diferentes modelos de blazer, uns mais curtos outros mais longos, depende da padronagem que você procura. No entanto, se você quer um blazer versátil, opte pelos mais longos, os que tapam o quadril. Não se esqueçam também do comprimento das mangas.
Pague o preço
Por ser uma peça versátil, ela será usada de diferentes maneiras, em várias ocasiões. Por este motivo todos os atributos apresentados aqui, definirão se existe ou não qualidade no blazer. Se você deseja acertar na escolha, pague o preço pela qualidade. Você não precisa necessariamente comprar um blazer de grife, caríssimo. Existem algumas opções com custo benefício razoável que lhe atenderão muitíssimo bem, como: Zara, Amaro e Renner.
Não existe uma fórmula mágica, basta que tenhamos alguns critérios que definirão se o seu blazer será ou não alinhado e elegante. Caso queiram um artigo falando sobre o modelo ideal para cada tipo físico, deixe nos comentários. Garanto que investir no blazer certo trará elegância, versatilidade e atemporalidade ao seu visual.
Veja também:
Círculo Cromático, o que é? Como usar?
Como passar a imagem de mulher arrumada
Com amor, Júlia.