Como ter um guarda-roupa funcional
Tenha um guarda-roupa funcional com 6 dicas práticas que vão facilitar a sua vida
Oi amadas, tudo bem?
Um guarda-roupa funcional é composto por peças versáteis das quais possibilitam uma infinidade combinações entre si. Dentre os diversos benefícios, o guarda-roupa funcional será um grande facilitador da nossa vida como um todo, seja na otimização do tempo ou até mesmo no nosso autoconhecimento. Cada vez mais as pessoas estão optando em ter um armário mais minimalista e prático. Quanto mais nos conhecemos, menos consumistas ficamos. Busque uma reflexão que te possibilite enxergar o que você verdadeiramente precisa ter no seu closet.
Organização
Ter clareza do que tem é primordial, muitas pessoas compram por impulso sem ao menos avaliar como e quando usar. Um erro muito comum é comprar peças aleatórias que não se comunicam com as que você ja tem, ou seja, peças sem nexo. Organização e visibilidade será o seu norte.
Uma peça entra outra sai
É muito comum nos apegarmos a peças que não usamos a anos. Faz sentido guardarmos? Nosso estilo muda com o passar do tempo, passamos a vivenciar novas fases. Ainda bem, né?! Mudar também é necessário, então, que seja para melhor. Dica boa quando for desapegar: Na dúvida, pense: Se você fosse comprar esse vestido hoje, você compraria? Se não funcionar, guarde-o por um tempo, e se ainda não for usado na próxima loja, não hesite!
Peças curingas
O que toda mulher deve ter no guarda-roupa: vestido preto, bolsa básica, blazer (com um belo corte), camisa branca, T-shirt (famosas malhas basiquinhas), tênis branco (mega versátil), salto (de preferência confortável), bota elegante, um belo jeans e jaqueta de couro.
Compre o essencial
Não seja impulsiva, pense antes e evite arrependimentos desnecessários e compre de acordo com a sua necessidade. Cada nova adição ao seu guarda-roupa precisa levar em conta o que você já tem. Você tem algumas peças neutras e muitas coloridas? Ou há muitos itens básicos? Mais tops (parte de cima) ou bottoms (parte de baixo)? Analise seu guarda-roupa para ver o que você precisa incluir em sua próxima compra e encontre exatamente o essencial.
Faça uma pasta de looks
Ter um acervo de inspirações é sempre muito útil, vale o tempo investido. Monte looks e faça uma pasta de inspirações, misture peças que não tinha imaginado antes e teste. Várias ideais legais podem surgir? Monte o look em cima da cama mesmo, se você preferir. Fotografe seus looks quando se sentir muito bem com ele e faça uma pastinha no celular, é prático e nos poupa tempo. Deste modo, quando parecer que não tem nada pra vestir, basta acessar sua pastinha com vários looks lindos e arrasar.
Vire o cabide ao usar uma peça
É uma forma de saber quais peças você usa muito ou usa pouco… Pode até ser um desafio para montar algum look novo com a peça pouco usada ou até mesmo pensar em desapegar.
Agora que você sabe os segredinhos básicos, já pode colocar em prática: Organize para ter clareza do que tem + Desapegue do que não tem mais utilidade e libere espaço para o novas possibilidades (desde que sejam úteis, por favor) + Coloque o look pra jogo e arrase = SUCESSO GARANTIDO!
Coloque em prática aos poucos, o importante é começar. Este pode ser o pontapé inicial pra ter um guarda roupa versátil e descomplicado. Aqui vão algumas dicas essenciais:
Leia também:
Como fazer compras mais assertivas
Com amor, Júlia.